O quaternário de amônio ganhou bastante destaque e está presente na composição de vários desinfetantes comuns, bem como bactericidas, virucidas, fungicidas e germicidas. Com a pandemia do Covid-19, as pessoas e empresas estão ainda mais preocupadas com o combate aos micro-organismos patogênicos.

De acordo com testes realizados pela Anvisa, o produto quaternário de amônio está entre os principais ativos que conseguem eliminar o coronavírus. Veja, a seguir, como desinfetar o seu veículo e a importância deste procedimento em tempos de pandemia!

5 passos para desinfetar o seu veículo com quaternário de amônio

Estas etapas auxiliam o condutor do automóvel a usar o quaternário de amônio com segurança e atenção, a fim de realizar a higienização adequada.

Passo 1: areje o veículo

Abra as janelas do carro (ou portas, se estiver na garagem). Assim você aproveitará este momento de limpeza para ventilar sua cabine.

5 passos para desinfetar o seu veículo com quaternário de amônio
5 passos para desinfetar o seu veículo com quaternário de amônio

Passo 2: proteja-se

Depois de lavar as mãos com sabão, o ideal é colocar luvas e máscara.

Passo 3: equipe-se

Pegue um desinfetante composto por quaternário de amônio, na forma de lenços ou spray, e um pano macio (de preferência em microfibra).

Passo 4: tirar a poeira

Comece tirando o pó do veículo.

Passo 5: limpar

Em seguida, limpe bem:

Terminada a limpeza, lave bem as mãos com água e sabão e lave o pano a 60° C, bem como os elementos de proteção (luvas e máscara), se forem laváveis ​​e não forem descartáveis.

Com que frequência devo desinfetar meu carro?

Se você sempre viaja sozinho em seu carro, não há necessidade de desinfetá-lo o tempo todo. Em particular, lave as mãos sistematicamente antes de entrar no carro.

Por outro lado, é prudente desinfetar seu carro quando estiver transportando pessoas de fora de casa. Da mesma forma, neste caso, o uso de máscara é recomendado para todos os passageiros.

Toda boa limpeza de carros começa com um aspirador. O segundo passo é limpar, usando um pano de microfibra embebido em água com sabão, todas as superfícies que você tocar:

Não se esqueça de enxaguar com água todos os itens que você limpou e depois seque-os.

Oficinas e higienização dos veículos

As oficinas e estabelecimentos específicos têm as ferramentas certas, os produtos certos e as técnicas certas, além de um espaço interior bem ventilado para fazer o trabalho sem deixar odores fortes no seu veículo.

Os estabelecimentos especializados em estética automotiva geralmente utilizam produtos especialmente concebidos para esse fim e, claro, foram testados nas diversas superfícies que costumam ser encontradas a bordo dos veículos.

Várias garagens usam produtos feitos de cloreto de amônio quaternário. Ele é eficaz contra microorganismos e é bastante suave, pois é utilizado principalmente na fabricação de amaciantes ou condicionador de cabelo.

Descontaminação x desinfecção

Se antes de 2020 a descontaminação na indústria automotiva se referia especificamente ao trabalho realizado na carroceria, para livrá-la de contaminantes (pó de freio, areia, cálcio, sal, fezes de pássaros incrustadas), agora ouvimos vários técnicos falando sobre descontaminação do habitáculo.

A nova realidade global realmente exige mais profundidade neste estágio crucial para garantir que não contaminemos uns aos outros. Considerando isso, o quaternário de amônio providencia melhores resultados para todos!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *